Ir para conteúdo
Mensagem do Presidente

A Mercados de Olhão, E.M. gere os três mercados municipais e os espaços envolventes, de Olhão – Fuseta – Moncarapacho.

Os Mercados são de dimensão diferente, assegurando a venda de produtos frescos, peixe e marisco, hortícolas, flores, especiarias, chás, doçaria regional, frutos secos, e de lojas de carnes e aves verdes, charcutaria, artesanato, cafetaria e restauração ligeira, jornais e revistas, entre outros.

Pela sua dimensão e historial sobressaem os Mercados da cidade de Olhão, emblemático ícone que com os seus operadores dão sentido à “alma Olhanense”. Classificados de “interesse público” pela Portaria nº 224/2013 e de ZEP (zona especial de proteção).

Neste Mercado, funciona todos os sábados de manhã o “mercado de terrado” que empresta o cromático das bancas dos produtores locais, a riqueza e diversidade linguística dos residentes, dos habituais visitantes e de turistas estrangeiros. Uma verdadeira fusão de culturas.

O Conselho de Administração tomou posse no final do mês de Novembro de 2017, composto por três membros, um Presidente (executivo) e dois Vogais. Em regime de pro bono.

As competências da Entidade Gestora e a Delegação de Poderes, fixada nos Estatutos da empresa, tem como fundo principal a Lei 50/2012, de 31 de agosto, o Regulamento Interno, a Norma de Ocupação e Publicidade das Zonas sob Tutela da Mercados de Olhão, E.M.

Os Mercados de Olhão pela beleza arquitetónica e pelo seu historial na vida das gentes de Olhão, pela sua importância social e económica merecem o nosso especial cuidado e gestão exigente.

Acionista único, Município de Olhão, representado pelo Presidente da Câmara Municipal de Olhão, conferiu-nos uma missão de neste mandato de quatro anos adequar ao presente e futuro, ás leis aplicáveis e ás normas, bem como à evolução da procura, ao perfil dos clientes, nacionais e estrangeiros. Tudo isto sem perda da nossa identidade e destes pontos de encontro e venda.

Realizado o diagnóstico e apresentado o plano estratégico ao nosso Acionista, seguiu-se uma fase de recuperação e manutenção, proporcionando melhores condições aos operadores e clientes.

Estamos a fazer um caminho árduo e profícuo, para isso contamos com uma equipa empenhada e multidisciplinar: administrativa – limpeza e manutenção – fiscalização.

Estamos conscientes dos desafios, dos objetivos estabelecidos e da exigência da função Igualmente o CA está motivado para a concretização do objeto social da empresa municipal, para criação de valor económico e social para operadores e população.

Dispomos de um potencial elevado nos nossos mercados, naturalmente com alguns constrangimentos iniciais, mas os bons frutos virão com o tempo e o trabalho. Pela nossa parte contam com uma gestão empresarial da coisa pública, criteriosa e transparente.


Eduardo Cruz